Crédito: Rodrigo Coca / Agência Corinthians
O Corinthians vive um começo de Brasileirão complicado, com nove pontos ganhos 9 pontos ganhos em 10 partidas. Eliminado da Copa Libertadores da América e próximo da zona de rebaixamento, a Fiel espera que a pausa de 11 dias seja suficiente para ver o time reagir na temporada.
Boa parte da torcida acreditava inclusive que a diretoria do Timão deveria ter aproveitado esse período para trocar o treinador, imaginando que esse intervalo sem jogos serviria para um novo profissional conhecer e trabalhar com o elenco.
Como isso não aconteceu a expectativa é saber se a Data Fifa foi suficiente para que Luxemburgo faça ajustes no time. Os desafios do treinador do Corinthians não serão poucos para que ele ganhe a confiança da torcida e siga no cargo.
Fazer o Corinthians jogar sem Renato Augusto
Um problema que vem sendo citado desde 2022 e foi intensificado em 2023. O Timão tem muitos problemas no setor ofensivo quando o camisa 8 não está em campo ou não está tendo uma boa atuação.
E já será necessário dar uma resposta assim que o Corinthians voltar a campo na próxima quarta-feira (21), já que Renato Augusto é desfalque confirmado.
Pelo que foi possivel ver no jogo-treino contra a Portuguesa nesse sábado (17), Ruan Oliveira é quem deverá ser o responsável pela criação de jogadas. Correndo por fora existe a possibilidade de Adson ou até Biro receberem essa responsabilidade.
11 titulares
Luxemburgo deu oportunidades para diversos jogadores do elenco alvinegro. Tanto jovens da base como veteranos em baixa.
Mas após uma pausa, o que a torcida espera é que ele já tenha seu time ideal em mente e busque colocar esses 11 jogadores em campo, principalmente para ganhar entrosamento.
Definir o esquema tático do Timão
O torcedor chegou a reclamar do fato de técnicos recentes não trazerem alternativas táticas, mantendo-se estáticos em uma mesma formação. E nessa parte a torcida não tem do que reclamar, afinal Luxemburgo já mostrou algumas formações diferentes em menos de dois meses no clube.
Mas nesse momento o que se espera é que além de uma equipe titular, o técnico também definida uma ou no máximo duas formações claras de jogo.
Melhorar desempenho fora de casa
Não é de agora que a equipe alvinegra sofre para conseguir bons resultados como visitante. Nas últimas nove partidas o Timão conseguiu apenas um empate, contra o Argentinos Juniors, sendo derrotado nas demais.
Dessas, Luxemburgo estava no comando em seis delas, contando o empate na Libertadores da América. E nessa sequência com o treinador o Corinthians sequer marcou um gol como visitante. A primeira chance de encerrar esse jejum será no clássico contra o Santos, na Vila Belmiro.
Recuperar atletas do Timão em má fase
Por fim outro desafio de Luxa é fazer com que jogadores importantes do elenco possam recuperar seu futebol. Esses são os casos de Fagner, Fausto Vera e principalmente Yuri Alberto.
A principal preocupação da diretoria é em relação ao centroavante. Isso porque depois de terminar 2022 em alta, o camisa 9 vem novamente em um jejum de gols e com más atuações.
Fonte: www.torcedores.com