O Santos tem um compromisso agendado para este domingo: o duelo contra o Red Bull Bragantino, marcado para as 18h30 (de Brasília), no Nabi Abi Chedid, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Se depender do histórico recente, o Peixe tem tudo para somar pontos em Bragança Paulista.
A última derrota do Santos para o Bragantino fora de casa ocorreu há mais de 12 anos, mais precisamente, em março de 2011. Na ocasião, o time ainda contava com os jovens Paulo Henrique Ganso e Neymar.
Naquele dia, a equipe alvinegra foi superada por 2 a 1, no Nabi Abi Chedid. Os gols do Massa Bruta foram marcados por Léo Jaime e Marcelinho, enquanto Elano foi às redes pelo Peixe. A partida era válida pelo Campeonato Paulista daquela temporada.
Sem técnico, o Santos foi comandado por Marcelo Martelotte, que até então era o substituto de Adilson Batista. O interino, porém, não durou muito no cargo, já que cerca de um mês depois o clube oficializou a contratação de Muricy Ramalho, que viria a ser campeão da Libertadores.
A escalação do Santos naquele jogo foi: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Pará; Rodrigo Possebon, Adriano, Elano e Ganso; Zé Eduardo e Neymar.
Retrospecto favorável
Desde então, o retrospecto do Alvinegro Praiano contra o Bragantino é um tanto quanto favorável. Foram cinco vitórias da equipe neste período, além de outros sete empates e apenas uma derrota, na Vila Belmiro.
O Peixe, inclusive, jamais sofre um revés para o time de Bragança Paulista desde que o clube foi adquirido pela Red Bull, em março de 2019. O último encontro das equipes teve vitória santista por 2 a 0, no Nabizão, com gols de Camacho e Ângelo.
Em 11º lugar do Brasileirão, o Santos de Odair Hellmann vem de empate sem gols no clássico com o Palmeiras, na Vila Belmiro, e soma 11 pontos na tabela de classificação. A equipe vai em busca de sua quarta vitória no torneio (a segunda fora de casa) para tentar se aproximar dos primeiros colocados.