A TV Globo transmitiu São Paulo x Palmeiras neste domingo (18), em jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. A audiência do clássico virou assunto nas redes sociais, algo que repercutiu entre torcedores e jornalistas.
Apesar de algumas críticas se referindo aos números que o futebol feminino alcançou, a Globo liderou de forma tranquila durante o clássico entre as mulheres e somou cerca de 13 pontos de média na audiência. Para efeito de comparação, Manchester City x Inter de Milão, pela final da Champions League no dia 10 de junho, teve 10,6 pontos no SBT.
A Globo decidiu “escalar” o futebol feminino no tradicional horário de domingo a tarde na programação. Em semana de “data Fifa”, os clubes do masculino estão de “folga”, enquanto as seleções disputam amistosos pelo mundo. Com isso, a emissora carioca colocou na grade partidas das quartas de final da categoria, com Flamengo x Santos sendo transmitido em algumas praças pelo Brasil.
Especialista em televisão brasileira, especialmente pelo lado esportivo, o jornalista Allan Simon analisou os comentários negativos sobre a audiência do futebol feminino e as comparações com o futebol masculino:
“Hoje li algumas coisas aqui sobre audiência do Brasileirão Feminino que me arrancaram reflexões: comparação de audiência com o masculino, e não com o que o mesmo produto dava na Band. Lembrar que alguns dos mesmos ignoram esses argumentos quando comparam a audiência da Libertadores no SBT com a da Globo”, avaliou ele nas redes sociais.
Vale lembrar que a Copa do Mundo de futebol feminino, que será transmitida pelo Grupo Globo, começa em 20 de julho deste ano. Enquanto isso, o Brasileirão 2023 entra em fase decisiva e os próximos jogos devem ganhar atenção da emissora.
Fonte: www.torcedores.com