Crédito: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians
O Santos recebe o Corinthians na noite desta quarta-feira (21), no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, a partir das 20h00, em clássico da 11ª rodada do Brasileirão Série A.
Após a parada em razão da Data Fifa, as duas equipes voltam a campo em busca de reação e para tentar afastar a crise instaurada nos clubes por conta da falta de resultados.
O Peixe não vence há oito partidas, sendo três derrotas e cinco empates, o que causou protesto das principais torcidas organizadas no CT Rei Pelé, durante treinamento do time realizado no último sábado (17).
Do outro lado, o Timão tem 30% de aproveitamento no Brasileirão e segue “colado” na zona de rebaixamento com nove pontos, apenas um a mais que o Goiás, o 17º colocado e que abre o Z4.
Corinthians tem retrospecto recente positivo no estádio santista
A boa notícia para os torcedores corintianos é que o time alvinegro da capital possui um histórico recente de bons resultados dentro da Vila Belmiro, palco do duelo desta quarta-feira.
A sequência positiva começou na tarde do domingo dia 25 de abril de 2021, quando o Corinthians visitou o estádio santista em confronto válido pelo Campeonato Paulista e superou o rival pelo placar de 2 x 0.
Os gols foram marcados por Raul Gustavo e Lucas Piton, que nunca haviam balançado as redes como profissionais, e interromperam um tabu: o Timão não vencia o Peixe como visitante desde a temporada de 2014.
Desse jogo em diante, os dois times se enfrentaram em mais cinco oportunidades na Vila Belmiro, com duas vitórias corintianas, dois empates e somente um único triunfo dos donos da casa.
O último tropeço do Corinthians no estádio aconteceu há quase um ano, em julho de 2022, na vitória do Santos por 1 x 0, pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
No entanto, o então técnico do Timão, Vítor Pereira, utilizou uma equipe considerada alternativa no confronto, já que na primeira partida, realizada na Neo Química Arena, o Corinthians havia goleado o rival por 4 x 0.
O retrospecto do Clássico Alvinegro
Já disputado 348 vezes, o retrospecto do confronto é favorável ao Corinthians, que possui 136 vitórias contra 111 triunfos do Santos, mais 101 duelos que terminaram com igualdade no marcador.
Pelo Campeonato Paulista são 206 jogos e o Timão se mostra bastante superior com 84 vitórias e 63 derrotas, além de mais 59 empates.
Porém, no Campeonato Brasileiro, o retrospecto se torna bastante equilibrado, registrando 25 vitórias corintianas e 24 triunfos santistas, além de 23 empates em 72 partidas.
Na Copa Libertadores da América, Santos e Corinthians se enfrentaram em duas ocasiões, pela fase semifinal da competição de 2012, sendo uma vitória do Timão na Vila Belmiro (1 x 0) e um empate (1 x 1) no jogo de volta, no Pacaembu.
Já pela Copa do Brasil, a vantagem passa a ser do Santos: em quatro clássicos disputados, são três vitórias do Peixe contra um único triunfo do Timão.
O Clássico Alvinegro contabiliza 1.116 gols marcados e também neste quesito prevalece a vantagem corintiana: foram 600 tentos do Timão diante de 516 do Peixe.
As maiores goleadas
Nos encontros mais recentes, o Corinthians goleou o Santos no estádio do Pacaembu, em clássico válido pelo Brasileirão de 2005, que ficou conhecido por “Eterno 7 x 1”.
Nove anos depois, pelo Paulistão de 2014, o Peixe anotou 5 x 1 sobre o Timão, na Vila Belmiro.
Mas na verdade, o placar mais elástico da história do clássico é a favor do Corinthians e foi disputado no Campeonato Paulista de 1920: um “sonoro” 11 x 0 para o Timão, em plena Vila Belmiro.
Do lado santista, a maior goleada sobre o rival aconteceu em março de 1932, também pelo Paulistão. Na mesma Vila Belmiro, o Peixe venceu por 7 x 1 (o mesmo placar adverso de 2005).
O primeiro e o último Clássico Alvinegro
Clássico mais antigo do futebol paulista, o primeiro Santos x Corinthians foi realizado há 110 anos no então estádio do Parque Antarctica, em São Paulo, no dia 22 de junho de 1913, e o Peixe superou o Timão por 6 x 3, em confronto do Campeonato Paulista.
A última partida entre os dois clubes alvinegros aconteceu na Vila Belmiro, em fevereiro deste ano, pela penúltima rodada da fase de grupos do Paulistão, e terminou com empate pelo placar de 2 x 2.
Os gols santistas foram assinalados por Lucas Barbosa e Marcos Leonardo, enquanto Yuri Alberto e Róger Guedes anotaram os tentos corintianos.