O Santos recebe o Flamengo na noite deste domingo (25), no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, a partir das 18h30, em duelo da 12ª rodada do Brasileirão Série A.
As duas equipes buscam reação, já que foram derrotadas no meio de semana pela competição nacional.
O Peixe perdeu o clássico para o rival Corinthians por 2 x 0, dentro de casa, o que aumentou a série negativa para nove jogos sem vencer, sendo quatro derrotas e cinco empates.
A última vitória do Alvinegro Praiano aconteceu há mais de 40 dias, em 14 de maio, quando o time superou o Vasco por 1 x 0, no Rio de Janeiro.
O resultado da partida contra o Timão, que foi interrompida antes do tempo regulamentar devido à confusão dentro do gramado causada por protestos de parte da torcida santista, ampliou a crise interna no clube e culminou com a demissão do técnico Odair Hellmann.
Porém, a diretoria agiu rápido e dois dias depois anunciou Paulo Turra, ex-Athletico, como novo comandante.
Do outro lado, depois de um período livre de dez dias para treinamentos em razão da Data Fifa, o Flamengo de Jorge Sampaoli também tropeçou e acabou sendo goleado fora de casa pelo Red Bull Bragantino por 4 x 0.
O Rubro-Negro caiu para o sexto lugar na tabela com 19 pontos, seis acima do Peixe, que estacionou na 13ª posição.
Flamengo venceu sete dos últimos 10 jogos contra o Santos
O retrospecto recente do confronto entre Santos e Flamengo é bastante favorável ao clube carioca, que possui sete vitórias contra apenas duas derrotas, além de mais um empate nas últimas dez partidas disputadas.
A vantagem flamenguista inclui ainda três triunfos nas últimas três partidas realizadas na Vila Belmiro, palco do duelo deste domingo (25).
Em 2022 o Flamengo venceu nos dois turnos do Brasileirão
Pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, o time do Rio de Janeiro venceu os dois jogos diante do Peixe.
No primeiro turno, o Flamengo superou o Santos por 2 x 1 dentro da Vila Belmiro, com gols de Pedro e Gabigol para os rubro-negros, e de Vinícius Zanocelo a favor dos donos da casa.
Depois, no duelo do returno, disputado no Maracanã pela 34ª rodada, novo triunfo dos cariocas pelo placar de 3 x 2.
Pedro, Marinho e De Arrascaeta balançaram as redes para o Flamengo, enquanto Alex Nascimento e Carabajal descontaram para os santistas.
Santos x Flamengo: quem mais venceu?
Em mais de 100 anos de história, o clássico nacional já foi disputado 113 vezes e o retrospecto do confronto é muito acirrado, mas com ligeira vantagem para o Flamengo.
O Rubro-Negro possui 43 vitórias contra 41 triunfos do Peixe, mais 29 duelos que terminaram com igualdade no marcador.
Pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem segue sendo do time da Gávea, com 30 vitórias e 22 derrotas, além de 22 empates em 74 partidas.
No Torneio Rio-São Paulo, Santos e Flamengo se enfrentaram em 24 confrontos, e a equipe alvinegra passa a ter mais vantagem, somando 11 triunfos e nove derrotas, mais quatro empates.
O time da Vila Belmiro também leva a melhor na Copa do Brasil, onde saiu vitorioso em três dos quatro jogos disputados, diante de somente uma única derrota.
No entanto, pela principal competição de clubes do continente, a Copa Libertadores da América, o Flamengo tem 100% de aproveitamento sobre o adversário paulista, com duas vitórias em dois confrontos.
Já no quesito de saldo de gols, o Peixe está na frente ao contabilizar 159 tentos diante de 151 sofridos.
As maiores goleadas
Nos encontros mais recentes, Santos e Flamengo registram três goleadas.
Em dezembro de 2019, pela última rodada do Brasileirão, o Peixe, comandado por Sampaoli, goleou o então campeão brasileiro e da Libertadores pelo placar de 4 x 0, pouco antes do embarque do Rubro-Negro para a disputa do Mundial de Clubes no Catar.
No entanto, exatamente um ano depois, o Flamengo superou o Peixe por 4 x 1 no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pior: na temporada seguinte, nova goleada do Rubro-Negro: 4 x 0, dessa vez em plena Vila Belmiro, em duelo da 18ª rodada do Brasileirão.
Já no retrospecto geral, o placar mais elástico da história deste clássico nacional foi registrado no Torneio Rio-São Paulo de 1961, quando o Santos “atropelou” o Flamengo por 7 x 1 dentro do Maracanã.
Os gols santistas foram marcados por Coutinho, Dorval, Pepe (duas vezes) e Pelé (três), enquanto Henrique Frade descontou para os rubro-negros.
Do lado carioca, o maior marcador sobre o adversário paulista aconteceu em abril de 1984, em jogo da primeira fase do Grupo 3 da Copa Libertadores da América, que terminou 5 x 0 para o Flamengo.
A partida foi realizada no estádio do Morumbi, em São Paulo, diante de mais de 45 mil torcedores, e os gols flamenguistas foram assinalados por Bebeto, Mozer, Edmar e Tita (duas vezes).
O primeiro e o último confronto
O primeiro jogo entre Santos e Flamengo foi um amistoso realizado há 103 anos no estádio da Vila Belmiro, em 4 de julho de 1920, e o Peixe goleou por 6 x 0.
A última partida entre os dois clubes aconteceu no Maracanã, em 25 de outubro do ano passado, pela 34ª rodada do Brasileirão Série A, e a equipe rubro-negra superou o Peixe por 3 x 2.