Se na parte de cima da tabela, o Botafogo tem confortáveis sete pontos de diferença na liderança em relação ao Grêmio, na parte interior a luta contra o rebaixamento à Série B promete ser acirrada até o fim da competição.
A imprensa esportiva tem listado oito clubes com chances de queda à segundona, incluindo Corinthians, Santos e Vasco, clubes com histórico vencedor no Brasileirão.
No momento, o Z-4 é composto por Goiás, Coritiba, Vasco e América-MG. Em geral, a mídia esportiva concorda que o quarteto brigará contra o rebaixamento até o final do torneio.
O Vasco se tornou vice-lanterna após a derrota para o Cruzeiro no sábado, em São Januário, na abertura da 14ª rodada. O Gigante da Colina, que retornou à elite após duas temporadas na Série B, somou apenas nove pontos disputados. O clube completou o terceiro jogo sem treinador efetivo desde a demissão de Mauricio Barbieri.
Lanterna nas 13 primeiras rodadas, o Coritiba conseguiu deixar a última posição após vencer o América-MG por 3 a 1, no Couto Pereira, porém, a situação ainda inspira muitos cuidados para um time que recentemente quebrou jejum de mais de quatro meses sem vitórias na temporada. O Coxa teve dois treinadores demitidos (António Oliveira e Antônio Carlos). Com o técnico interino Thiago Kosloski, o time tem 100% de aproveitamento (vitórias contra Goiás e América-MG).
Embora esteja vivo na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, o América-MG faz péssima campanha no Brasileirão e virou lanterna após a derrota para o Coritiba. É outro time que a mídia esportiva tem colocado como forte candidato ao rebaixamento.
O Santos vai terminar a 14ª rodada fora do Z-4 mesmo que perca do Goiás neste domingo, na Vila Belmiro. É outro time com campanha muito ruim e que não vence há quase dois meses. Recentemente, o técnico Odair Hellmann foi demitido e Paulo Turra, ex-Athletico, assumiu o cargo e estreou no Brasileirão com goleada para o Cuiabá (4 a 0), fora de casa.
Veja abaixo os oito times apontados pela mídia esportiva como candidatos ao rebaixamento do Brasileirão
Cuiabá (atual 13º colocado)
Corinthians (14º)
Santos (15º)
Bahia (16º)
Goiás (17º)
Coritiba (18º)
Vasco (19º)
América-MG (20º)