Cuca assumiu o Corinthians em meio à turbulência que envolve o seu nome no chamado “escândalo de Berna” em 1987. No polêmico episódio, foi julgado e acusado de ter participado do estupro de uma menor de idade. E a estreia não ajudou a contornar a rejeição de parcela da torcida. Neste domingo (23), o Timão perdeu por 3 a 1 para o Goiás, em Goiânia, pela 2ª rodada do Brasileirão Série A.
E no primeiro jogo de Cuca no comando do Coringão na Neo Química Arena, o ambiente será de muita pressão. Além de possíveis protestos na Arena Corinthians, o técnico tentará reverter a desvantagem diante do Remo, pela partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. O jogo será nesta quarta-feira (26), às 21h30 (horário de Brasília). Na ida, vitória do time paraense por 2 a 0 no Mangueirão.
Pelo menos Cuca irá rever um adversário bastante familiar em sua carreira. Afinal, o técnico do Corinthians foi jogador do Clube do Remo e treinador do Leão Azulino. Em 1994, o então meia defendeu o time paraense no Brasileirão Série A. Mas a equipe cairia naquela temporada para a segunda divisão.
Cuca se recusou a receber pagamento do Remo
O descenso fez com que Cuca tomasse uma atitude surpreendente. Ao receber o pagamento de R$ 5 mil de salário, devolveu o cheque para o clube. “Não achei justo, naquela época, ficar com aquele dinheiro”, declarou ao ge.globo, em 2021.
Mesmo que não tenha conseguido impedir o rebaixamento do Remo, contribuiu para um dos maiores jogos da história do clube. Em pleno Mineirão, a equipe de Belém do Pará aplicou 5 a 1 no Cruzeiro, pela repescagem da competição. Helinho marcou quatro gols, com Cuca complementando o placar.
Posteriormente, Cuca seria técnico do Remo em 2001 para a disputa do Brasileirão Série B. Na ocasião, dava seus primeiros passos na nova carreira aos 38 anos. O profissional voltaria ao Baenão por indicação de Paulo Bonamigo, ex-técnico do Leão e com quem jogou junto na dupla Grenal. Mas a passagem não duraria muito, com o treinador deixando o comando da equipe na 19ª colocação daquele campeonato.
Cuca enfrentou o Remo na Copa do Brasil de 2021 dirigindo o Atlético-MG. Então, o técnico foi homenageado pela direção do Leão Azulino no Baenão. Na ocasião, o Galo obteve duas vitórias sobre os paraenses: 2 a 0 em Belém e 2 a 1 em Belo Horizonte.
Fonte: www.torcedores.com