O Palmeiras poderá voltar a contar com o volante Zé Rafael a partir desta semana. O meio-campista estava afastado dos gramados desde a derrota do Verdão contra o Botafogo, há pouco mais de 10 dias, por conta de um estiramento no joelho direito. Mesmo com a ausência de quatro jogos, o jogador manteve seu posto de maior roubador de bolas da equipe.
Segundo dados fornecidos pelo Palmeiras, Zé Rafael lidera o ranking de desarmes no elenco, são 79. O jogador que mais se aproxima é seu colega de meio-campo Gabriel Menino, com 49 desarmes certos na temporada. O meia, porém, disputou sete partidas a mais que o volante.
A imposição física de Zé Rafael é uma de suas principais características. Alinhada com seu grande nível técnico, faz dele um dos principais jogadores do Palmeiras.
Quarta-feira 🔛 na Academia de Futebol!
Com treino tático, manhã de ajustes e foco na decisão! ➤ https://t.co/CPBXfWKY19#AvantiPalestra pic.twitter.com/Xkmpnukh2W
— SE Palmeiras (@Palmeiras) July 12, 2023
A lesão de Zé Rafael escancarou um problema no elenco do Palmeiras: a falta de substitutos à altura para sua posição. As outras opções na mesma posição, como Jailson e Fabinho. O primeiro, porém, não teve boas atuações desde que retornou de lesão, enquanto o segundo subiu recentemente das categorias de base e não tem muita experiência.
Sem o jogador à disposição, Abel Ferreira preferiu mudar seu esquema de jogo do que colocar um reserva para fazer sua função. Contra o São Paulo, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, por exemplo, o português escalou o Palmeiras com três zagueiros, buscando suprir a falta de Zé Rafael na intermediária.
Com Zé Rafael de volta, o Palmeiras buscará uma vaga nas semifinais contra o São Paulo. Nesta quinta-feira, no Allianz Parque, o Verdão precisará vencer por pelo menos um gol de vantagem para levar a disputa para os pênaltis. O Tricolor, por sua vez, joga por um empate.
Fonte: www.gazetaesportiva.com