Há exatos dois anos, no dia 23 de maio de 2021, o São Paulo finalmente saía da fila de títulos, que já durava mais de oito anos. O Tricolor venceu o Palmeiras por 2 a 0 e se sagrou campeão do Paulistão.
E o Palmeiras era de fato o time a ser batido. Era o atual campeão Paulista e da Libertadores. Então, o São Paulo segurou o 0 a 0 no jogo de ida, no Allianz Parque.
Na volta, no Morumbi, no dia 23 de maio, o time comandado por Crespo venceu por 2 a 0, com gols de Luan e Luciano e ficou com a taça.
Naquela partida, o São Paulo entrou com: Volpi; Arboleda, Léo e Miranda; Igor Vinícius, Luan, Gabriel Sara, Liziero e Reinaldo; Igor Gomes e Pablo. No segundo tempo, entraram: Rojas, Nestor, Luciano e William.
Dos jogadores que entraram em campo, apenas Arboleda, Igor Vinícius, Luan, Nestor e Luciano seguem no elenco. Curiosamente, os dois autores dos gols, ainda estão no clube.
O técnico era o argentino Crespo, que deixou o São Paulo em outubro de 2021.
Reveja os gols:
São Paulo 2×0 Palmeiras – Final Paulistão 2021
⚽ Luan
⚽ Luciano pic.twitter.com/pKx50MJmPE— SPFC DA OPRESSÃO 🇾🇪 (@spfcdaopressao) March 30, 2022
A campanha
O São Paulo disputou a primeira fase no grupo B, ao lado de Ponte Preta, Ferroviária e São Bento. Em 12 jogos, o Tricolor perdeu apenas um, fez 27 pontos e foi primeiro geral, podendo decidir em casa todos os mata-matas.
Nas quartas de final, enfrentou a Ferroviária e venceu por 4 a 2. Na semifinal, goleou o Mirassol por 4 a 0 e avançou com propriedade para a decisão.
Único título do São Paulo nos últimos 10 anos
Antes deste título Paulista, o São Paulo só venceu um título em 2012, quando foi campeão da Sul-Americana. Ou seja, nas últimas dez temporadas (de 2013 a 2022), o Tricolor só venceu esse Paulistão.
A conquista serviu para sair da fila e tirar esse peso da falta de títulos. A expectativa era de que esse Paulistão desse mais tranquilidade para outras conquistas, o que não aconteceu.
Depois disso, o Tricolor foi finalista do Paulistão 2022 e da Sul-Americana 2022. Mas, em ambos, perdeu de forma muito passiva, sendo dominado pelo adversário.
O Tricolor venceu o Paulistão em 2021, competição que não vencia o desde 2005. O Brasileirão, o São Paulo não vence desde 2008. A Libertadores, o jejum vem desde 2005. Já a Copa do Brasil, nunca foi vencida pelo time do Morumbi. A Copa Sul-Americana, a fila é menor. A última conquista foi em 2012.
Fonte: www.torcedores.com