Contratado nesta sexta-feira, Paulo Turra chega ao Santos com a missão de tentar apagar o incêndio que ronda a Vila Belmiro. Para isso, o comandante tentará colocar em prática os seus conhecimentos sobre tática que ele explicou em seu livro, lançado em janeiro de 2022.
A obra, escrita em parceria com Leonardo Monteiro, é intitulada de “O futebol que não se vê”. O objetivo é detalhar algumas situações de jogo que passam despercebidas pelos olhos de muitos espectadores, como a postura corporal de um zagueiro em um confronto com um atacante habilidoso ou os movimentos de uma equipe sem a posse de bola.
Em entrevista ao programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, Paulo Turra detalhou o intuito do livro.
Confira este e outros vídeos em
Mais vídeos em
videos.gazetaesportiva.com
“A ideia surgiu na pandemia. É um livro que fala de ações que acontecem no futebol. É bem interessante. Fala especificamente de ações que acontecem dentro do jogo. Por exemplo, o jogo sem a bola. São ações que passam despercebidas pela maioria das pessoas, mas que são muito importantes”, disse em novembro de 2021.
“Times sem centroavante fixo, por exemplo. Esse centroavante se movimenta sem a bola e puxa a marcação e a bola é colocada nas costas da defesa. São ações como essa que colocamos no livro, com QR Code para o leitor ver o livro e eu explicando o que acontece”, completou.
Turra foi anunciado pelo Santos nesta sexta-feira, após a demissão de Odair Hellmann. O Peixe está há nove jogos sem vencer na temporada, com cinco empates e quatro derrotas.
O novo técnico do Alvinegro Praiano soma diversas experiências como auxiliar técnico de Felipão em clubes como Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e Athletico-PR, onde também teve uma chance como treinador.
No Furacão, Turra somou 36 jogos, com 25 vitórias, quatro empates e sete derrotas. O time, neste período, conseguiu 73,1% de aproveitamento. O ataque marcou 64 gols (média de 2.56) e a defesa levou 31 (média de 0.86).
Agora, portanto, ele terá a missão de tentar reerguer o Santos. O comandante se apresenta neste sábado no CT Rei Pelé. O Peixe encara o Flamengo no domingo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro.