Nos últimos anos, Palmeiras e Flamengo são os grandes protagonistas do futebol brasileiro e também da América. Os dois decidiram, inclusive, a Libertadores de 2021, com o Verdão levando a melhor.
De 2018 para cá, ou seja, considerando as últimas cinco temporadas, as duas equipes assumiram esse protagonismo e venceram praticamente os mesmos títulos: duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa e três estaduais.
A diferença está apenas em uma Supercopa do Brasil. O Flamengo venceu duas nesse período, enquanto o Palmeiras venceu uma. No geral, o Palmeiras venceu 10 títulos e o Flamengo 11.
O jornalista Rica Perrone, em seu canal no Youtube, levantou os números de gastos das duas equipes neste período. Então, Rica diz que se surpreendeu com tamanha diferença.
“Eu estava levantando números aqui para as minhas análises e esse eu vou compartilhar porque é mais discrepante do que eu imaginava. Eu achava que havia um equilíbrio, mas quebrei a cara e acho que você pode quebrar também”, inicia o jornalista.
“Palmeiras e Flamengo, do meio de 2018 até o meio de 2023, ou seja, os últimos 5 anos, os dois times foram muito bem administrados e venceram praticamente o mesmo número de títulos. Mas, quem você acha que foi mais bem administrado?”, questiona Rica.
Rica Perrone apresenta número de gastos de Flamengo e Palmeiras
Então, em seguida, Rica Perrone apresenta os números que ele levantou.
“O número de títulos são iguais. Então, vamos ao número de gastos. Do meio de 2018 até o meio de 2023, o Flamengo gastou 170 milhões de euros em contratações. O Palmeiras, 82 milhões de euros. Menos do que a metade”.
“O Flamengo vendeu 253 milhões de euros. O Palmeiras vendeu 193 milhões de euros. A diferença entre o que o Flamengo gastou e vendeu, da 83 milhões de euros pro Flamengo. Já o Palmeiras, a diferença da 111 milhões de euros. Então, o Palmeiras tem um saldo melhor. Investiu menos, lucrou mais e ganhou praticamente o mesmo número de títulos”, informa o jornalista
Times atuais
Por fim, Rica Perrone revela quanto custou cada time atual.
“Um outro dado interessante, que para mim é o mais impactante. Os times titulares de hoje, neste momento, em 2023, teve um custo de compra. O time titular do Flamengo custou 91 milhões de euros. O time titular do Palmeiras custou 32 milhões de euros.”
“O Palmeiras teve quatro treinadores neste período, o Flamengo teve 12. E esses 12 treinadores custaram 7 milhões de euros, por causa de multa. O banco de reservas do Palmeiras custou cerca de 10 milhões de euros. O do Flamengo, 25 milhões de euros.”
Era para o Flamengo ter resultados muito melhores que o Palmeiras
O jornalista conclui que, o tanto que o Flamengo gastou de diferença para o Palmeiras, não era para o resultado esportivo ser igual.
“É uma discrepância muito grande. Você acha que hoje um jogo entre Palmeiras e Flamengo, existe uma discrepância significativa para o lado do Flamengo? Como você fecha essa conta na sua cabeça? Dois resultados esportivos muito semelhantes. Um gastou tudo isso e trocou tudo isso de treinador e o outro com investimento muito inferior, ganhou as mesmas coisas.”
“Depois desses números que levantei, que confesso que me espantei, achei que a diferença era menor, quem você acha que tem a melhor administração?”, finaliza.
Fonte: www.torcedores.com