“Se não tiver impedimento do Rony, não é jogo do Palmeiras.” A brincadeira, em tom bem-humorado, não é incomum de ser vista nas redes sociais durante as partidas do Verdão. Mas, de acordo com as estatísticas, há um fundo de verdade na afirmação.
Segundo dados do Footstats, o ‘Rústico’ é o atleta que mais fica em posição de impedimento no Brasileirão. São oito no total, ao lado de Tiquinho Soares, Matheus Peixoto, Pedro Raúl, Pedro Henrique, Bruno Rodrigues e Deyverson.
A diferença é que, ao contrário dos demais jogadores, o atacante do Alviverde alcançou a marca em somente oito jogos — os outros, em nove ou dez. Assim sendo, a média de Rony é a maior do campeonato: precisamente um impedimento por duelo.
Para efeitos de comparação, o atleta seguinte do Verdão que aparece na lista é Rafael Navarro, com somente dois impedimentos na Série A.
A velocidade de Rony e o processo adaptativo do próprio jogador à função centralizada no ataque — originalmente ponta, o ‘Rústico’ vê Dudu e Artur ocuparem tal faixa do campo no atual esquema tático de Abel Ferreira — ajudam a explicar as razões para tantas posições irregulares.
Fonte: www.gazetaesportiva.com