Na última terça (06), o Santos foi derrotado em casa pelo Newell’s Old Boys-ARG e já está eliminado matematicamente da Sul-Americana, ainda restando uma rodada para terminar a fase de grupos.
Mas, o time da Vila ainda pode ter a sua situação piorada. Isso porque o clube pode receber uma punição da Conmebol por um motivo incomum.
A unidade disciplinar da Conmebol abriu um procedimento contra o Santos porque um torcedor santista foi flagrado em um vídeo rasgando cédulas do dinheiro argentino (peso) em direção aos torcedores do Newell’s durante a partida entre as duas equipes.
Veja o vídeo que viralizou nas redes sociais:
@cabreloatips rasgando peso na frente da torcida do newell’s 😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂 pic.twitter.com/TArx8KkvQl
— Jajake (@_Jaaake) June 7, 2023
O ato foi considerado um insulto pelo presidente do Tribunal de Disciplina da Conmebol, Eduardo Gross Brown. A Argentina vive uma grave crise econômica e sua moeda está muito desvalorizada em relação ao real.
Santos pode ser punido
O Santos deve ser denunciado no artigo 12.2, item E, do Código Disciplinar da Conmebol, por uso de gestos, palavras ou objetos que sejam usados para ofender. A punição nesse caso seria com uma multa.
Vale lembrar que essa não seria uma punição inédita. No ano passado, o Corinthians foi punido por um ato semelhante de um torcedor em partida diante do Boca Juniors-ARG. Na ocasião, o clube brasileiro foi multado em 30 mil dólares (cerca de R$ 150 mil).
Próximos compromissos
Após dar adeus à Sul-Americana e já eliminado da Copa do Brasil, o Santos só tem o Brasileirão para disputar até o final do ano.
Então, o Peixe volta a campo neste sábado (10), às 16h, contra o Coritiba, fora de casa. Depois, o Brasileirão para por 10 dias por causa da Data Fifa.
Na volta, o Santos já encara um compromisso difícil. O time da Vila tem um clássico contra o Corinthians. A partida será no dia 21 de junho, às 20h.